segunda-feira, 11 de maio de 2009

Ismael Nery (1900-1934)


Nascido em Belém no Pará, 9 de outubro de 1900 – Rio de Janeiro, 6 de abril de 1934. Foi um pintor brasileiro de influencia surrealista.
Descendente de indigenas, africanos e holandesses, mudou-se para o Rio de Janeiro com sua família em 1909. Ingressou na Escola Nacional de Belas Artes em 1915 e viajou pela Europa tentando frequentar a Academia Julian, em Paris no ano de 1920. De volta ao Brasil, trabalhou em arquitetura no Patrimonio Nacional do Ministerio da Fazenda, onde conheceu quem seria seu grande amigo que era o poeta Murilo Mendes.
Casou-se com a poetisa Adalga ferreira em 1922. Nessa época fez obras com tendência expressionista. Deu inicio ao seu sistema filosófico de fundação católica e neotomista, sendo chamado de Essencialismo em 1926.
Fez uma nova viagem a Europa em 1927, onde conheceu Chagall e varios outros artistas surealistas.Sua obra também sofreu a influência metafísica de Giorgio de Chirico e do cubismo de Picasso. Seus temas sempre foram baseados na figura humana muitas vezes eram: retratos, auto-retratos e nus. Não se interessava pelos temas nacionais, indígenas e afro-brasileiros, que considerava regionalistas e limitados. Dedicou-se a tecnicas que eram principalmente aplicadas em desenho e ilustrações de livros. Foi, também, cenógrafo. Depois de voltar de uma viagem à Argentina e Uruguai descobriu que era portador de tuberculose, o que fez com que ficasse internado dois anos, em 1929. Quando saiu de lá parecendo curado, em 1933, à doença voltou de forma irreversivel.
Depois disso suas figuras tornaram-se mais viscerais e mutiladas. Morreu em 1934, aos trinta e três anos, no Rio de Janeiro. Foi enterrado vestindo um hábito dos franciscanos, em homenagem dos frades à sua ardorosa fé catolica.
A obra de Nery foi ignorada pelo publico e pela critica até 1965, quando teve seu nome inscrito na 8ª Bienal de São Paulo, na Sala Especial de Surrealismo e Arte Fantastica.Suas obras também foram expostas na 10ª Bienal de São Paulo.No Rio de Janeiro foi feita uma retrospectiva em 1966 e em 1984, no MAC-USP (retrospectiva Ismael Nery-50 Anos Depois).


Autoria de:
Andréia Hercules n° 02

Nenhum comentário:

Postar um comentário