terça-feira, 26 de maio de 2009

Histórico


Comparado a outros movimentos modernistas, o movimento brasileiro aconteceu depois, por volta de 1920. Este foi resultado da assimilação de tendências culturais e artísticas lançadas pelas vanguardas europeias, tendo como exemplo do Cubismo e do Futurismo. Seu objetivo era renovar o ambiente artístico e cultural, procurando fazer algo diferente e com velocidade, anulando todas as regras anteriores de “perfeição” .
A Semana de Arte Moderna foi realizada em São Paulo em 1922, que aconteceu numa época cheias de agitações políticas, sociais, econômicas e culturais, como um ponto de partida do modernismo no Brasil. Nem todos os participantes desse evento eram modernistas. Apesar de não ser dominante desde o início, o modernismo, com o tempo, derrotou os anteriores. Foi marcado pela liberdade de estilo e proximidade com a linguagem falada.
O Modernismo se divide em três fases: a primeira fase, uma fase mais “rebelde”, radical e fortemente oposta a tudo que foi anterior, irreverêncial e escandaloso; a segunda era mais agradável, nessa fase formaram grandes romancistas e poetas; e a terceira fase, também chamada Pós-Modernismo por vários autores, que se contrariava de certo modo a primeira e era por isso tinha como apelido de neoparnasianismo.

Autoria de Zhao n.32 6.F

Nenhum comentário:

Postar um comentário