segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Patativa do Assaré (1909 – 2002)







Antônio Gonçalves da Silva, mais conhecido como Patativa do Assaré, nasceu em Ceará no dia 05 de março de 1909. Ele fora um compositor, cantor, improvisador e um famoso poeta brasileiro. Era o segundo filho de Pedro Gonçalves Silva e Maria Pereira Silva. Em 1910, o poeta perdeu parcialmente a visão do olho direito, por causa da seqüela de sarampo. Aos nove anos, com a morte do pai, auxilia no sustento da casa, trabalhando em culturas de subsistência e na produção de algodão. Freqüenta a escola por apenas seis meses, onde é alfabetizado e descobre a literatura por meio de folhetos de cordel e de repentistas.

Por volta dos vinte anos de idade, recebe o apelido de Patativa, por sua poesia ser comparável à beleza do canto dessa ave. Patativa ia constantemente à Feira de Crato onde participava do programa da rádio Araripe, recitando seus poemas. Numa dessas ocasiões, ele foi ouvido por José Arraes de Alencar (latinista), que lhe dá apoio para a publicação de seu primeiro livro, Inspiração Nordestina. Casou-se com Belinha e tiveram nove filhos. Ele possuiu diversas premiações, títulos e homenagens.

Aos 91 anos, Patativa dizia que não escrevia mais porque, ao longo de sua vida, 'já disse tudo que tinha de dizer'. Patativa morreu em 08 de julho de 2002 na cidade que lhe emprestava o nome.

.Esse ano [2009], Patativa completaria 100 anos!


Autoria de: Bruna H. Shimura n°06 6ªF


Nenhum comentário:

Postar um comentário